Degeneração Macular x Exercício Físico


Degeneração Macular x Exercício Físico

Você sabia que exercícios físicos podem ajudar na saúde dos seus olhos?

Então, vamos explicar um pouco sobre essa nova descoberta.

Cientistas da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, confirmaram, através de estudos em ratos, que a prática de atividade física previne contra a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), principal causa de perda de visão entre os adultos mais velhos.

Para realizar os testes, os ratos praticaram exercícios físicos e, depois, foram induzidos a ter degeneração macular por meio da reflexão de luz tóxica nas retinas deles.

Após semanas de observação os pesquisadores notaram que os animais que realizaram exercícios mostraram uma menor degeneração de fotorreceptores da retina, responsáveis pela visão, em comparação aos animais que não haviam se exercitado.

Segundo os pesquisadores, os exercícios físicos parecem diminuir a taxa de morte dos fotorreceptores e os experimentos sugerem que isso ocorre devido a um aumento do NPDF (fator neurotrófico responsável pela neuroproteção) no cérebro.

Agora, os cientistas buscam identificar quais tipos de atividades físicas seriam mais benéficas à retina para potencializar os tratamentos de visão. A pesquisa é importante e pode ser um grande avanço. O estudo pode um dia levar a adoção de exercícios personalizados ou até mesmo terapias de combinação a tratamentos de doenças que causam cegueira, como a DMRI.

Hoje, 19 a 30% da população acima de 75 anos são afetadas, em alguma extensão, pela degeneração macular relacionada à idade. E como a população está envelhecendo cada vez mais, a prevalência da doença deve aumentar em números absolutos a nível mundial.

Por isso, é muito importante a prática de exercícios físicos sejam eles em qualquer idade!

E você, já praticou o seu esporte hoje?

Fica a dica.

Atual Óptica.




Por
25/01/2015

Oferecemos qualidade, estilo e atendimento personalizado para ajudar-lhe a escolher as lentes e armações que precisa.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!