Lacoste


Lacoste

Muitas marcas famosas têm origens singulares, nascendo de situações ocasionais ou fortuitas.

É o caso da Lacoste, a conhecida marca do crocodilo.

Jean René Lacoste, nascido a 2 de Julho de 1904, foi um brilhante tenista vencedor do Open da França por 3 vezes, do Open da Grã-Bretanha, Wimbledon e Forrest Hill. No total arrecadou sete vitórias em torneios do Grand Slam e foi o tenista número 1 mundial em 1926 e 1927.

Durante as suas competições, René Lacoste usava a imagem de um crocodilo bordada no seu equipamento de atleta, que derivava da sua alcunha “Le Crocodile”.

Mas porquê “Le Crocodile”?

Tudo começou quando René Lacoste apostou, uma mala de crocodilo com o capitão da equipa de tenis da França, no caso de ganhar um jogo importante da Taça Davis. O resultado foi que não só ganhou esse jogo, como conseguiu duas vitórias para a França, conseguindo a Taça.

O público americano admirou a garra e tenacidade que René demonstrava a jogar e a agência Associated Press imediatamente lhe deu a alcunha “Le Crocodile” e manteve-a em todos os artigos que publicava sobre ele, o que a fez cruzar o mundo.

Por isso um amigo, Robert George, desenhou - lhe um crocodilo para bordar na camisa do seu equipamento. Acabou por ser criado todo um conjunto completo, que incluía um blazer, também com o crocodilo, e que foi usado pela primeira vez no Torneio Aberto dos Estados Unidos.

Entre a assistência dos seus jogos figurava sempre aquela que acabaria por se tornar a sua esposa, Simone Thion de La Chaume, que era atleta e vencedora de vários torneios de golfe.

No entanto a paixão que ambos sentiam pelo esporte não duraria muito mais tempo. Uma tuberculose obrigou René Lacoste a afastar-se dos jogos passando a partir daí a dedicar-se inteiramente aos negócios. Teve a brilhante ideia de produzir  camisas de malha iguais às que tinha usado enquanto campeão de tenis e que teriam, naturalmente, o símbolo do crocodilo que já lhe era associado por todos.

Fez sociedade com o dono e presidente da maior empresa francesa de malhas, André Gillier e juntos iniciaram a produção de camisas para tenis, golfe e desportos marítimos, fazendo a exploração comercial da camisa com o logotipo que René tinha adotado pessoalmente.

O primeiro modelo, chamado “Le Chemise Lacoste”, era branco com o crocodilo verde e teve sucesso imediato na França. Em 1939 já se vendiam 300.000 unidades e a produção apenas foi parada devido à 2º Guerra Mundial, tendo sido retomada em 1946.

Em 1951 começaram a exportar para Itália e no ano seguinte entraram nos Estados Unidos com uma maior variedade de cores. A coleção infantil foi criada em 1959 e no ano seguinte juntaram-se à coleção os calções e polos.

O sucesso tornou-se mundialmente conhecida pelo conforto e frescura que as camisas Lacoste proporcionavam aos atletas, que até aí usavam camisas clássicas de mangas compridas, que em nada ajudavam em seu desempenho, quer na mobilidade, quer na resistência física, por falta de ventilação do corpo.

As camisas Lacoste eram de malha jersey de piquet, feitas com o melhor algodão, o que as tornava leves, flexíveis e ventiladas.

Logo após o sucesso da marca surgiram outros produtos da linha Lacoste, como os óculos se destacando qualificadamente também no mercado ótico. Seus laboratórios possuem máquinas de última geração que asseguram toda a integridade física do produto.

Estas suas características de conforto persistem até hoje o que contribui para continuarem a ser considerado um produto diferente e único.

Venha conferir toda linha de óculos Lacoste na Atual Óptica!

Atual Óptica!




Por
11/10/2015

Oferecemos qualidade, estilo e atendimento personalizado para ajudar-lhe a escolher as lentes e armações que precisa.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!