Lentes Solares e Suas Cores


Lentes Solares e Suas Cores

Você sabe qual a importância das cores das lentes?

 Então, vamos falar um pouco sobre elas. Não é de hoje que os óculos de sol se tornaram um acessório quase imprescindível para a maioria das pessoas, principalmente para aquelas que praticam atividades ao ar livre.

 Algumas escolhem seus óculos priorizando a estética e o estilo.  Para essas pessoas o importante é o desenho da armação, suas cores, tamanho proporcional ao formato do rosto. Na verdade, o uso dos óculos tem como principal função a proteção dos olhos, sobretudo contra as radiações solares que podem ser altamente nocivas à saúde e ao funcionamento do sistema ocular.

Essas radiações podem causar doenças como: catarata (opacidade do cristalino que gera uma visão embaçada), degeneração maculosa (perda gradativa da visão), pterígeo( massa fibrovascular que atinge a córnea), fotofobia (exposição da retina que causa aversão a qualquer tipo de luz), entre outras. Para uma proteção eficaz, um óculos de sol deve ter lentes capazes de bloquear entre 290 e 400 nm. Para entendermos melhor, nm é uma unidade usada para medir o comprimento das ondas eletromagnéticas que partem do sol e chegam na  atmosfera.

Quanto menor o comprimento da onda, menos nociva é a radiação. Abaixo de 290 são classificados como UVC e denominados raios gama, são praticamente inofensivos. Entre 290 e 400nm são classificados como UVB e UVA, são bastante nocivos e denominados de raios ultravioleta, daí a sigla UV. Apenas para referência, um microondas, por exemplo, gera cerca de 1.000 nm, agora imagine a exposição dos olhos aos raios UV´s por longos períodos e sem nenhuma proteção!

 Já na questão das cores, não existe uma regra específica, porém cada tom é mais ou menos indicado para cada situação de uso, veja a que mais se adapta às suas necessidades.

 VERDE: indicadas para todos os tipos de passeios ecológicos e  esportes de aventura em terra, ar e água, com exceção a prática de esportes em condições de templo nublado e neve. Oferecem a maior precisão visual e se adaptam para as variações de luminosidade que ocorre do sol para a sombra ou ao entardecer. As lentes verdes filtram a luz azul e reduzem a luminosidade, mantendo um excelente contraste da visão e mantendo as tonalidades das cores.

 MARROM / ÂMBAR : Indicadas para alta e média exposição de sol, para pessoas com sensibilidade relativa à luz intensa. As lentes marrom e âmbar eliminam os brancos e reduzem os tons azuis e viletas, entretanto dão a sensação de uma visão de tom amarelo e laranjas com um contraste baixo.

 CINZA: Assim como as lentes verdes, são recomendadas para todas as atividades e situações de luminosidade. As lentes cinzas reduzem a claridade e o brilho sem distorcer as cores. A escolha entre tom cinza e verde vai depender unicamente de qual lente agrada mais o olho do usuário.

 AMARELA: Não são indicadas para o uso durante o dia e para nenhuma atividade que tenha a necessidade de distinção de cores. As lentes amarelas aumentam o contraste e o brilho aumentando a luz de ambientes com pouca luminosidade, por esta razão distorce as cores. É muito indicada para uso geral em atividades praticadas em ambientes com pouca luminosidade natural.

 AZUL: As lentes de cor azul reduzem a absorção de cores vivas, especialmente o vermelho. As lentes azuis também são indicadas para uso geral, com exceção para as pessoas com alta sensibilidade a luminosidade e em condições onde a distinção de cores é necessária. São indicadas especialmente para atividades esportivas em condições de sol moderado, especialmente  no pôr do sol.

 LENTES FOTOCROMÁTICAS: São as ideais para quem não quer ficar trocando de óculos. Essas lentes mudam de cor à medida em que recebem a incidência de luz. É uma ótima opção para 24 horas em qualquer ambiente.

 LENTES POLARIZADAS: São lentes produzidas com uma camada de proteção para “rebater” os reflexos da luz que vem de diversos pontos, como água, vidros, metais, etc. Independente da cor, esse tratamento chamado de “polarização” tem como único objetivo, oferecer mais conforto, embora distorça um pouco a nitidez das cores em algumas situações.

 Independente da cor da lente, o mais importante é que elas tenham proteção contra os raios UV´s para garantir a sua saúde ocular. Venha até a Atual Óptica que nossos técnicos e consultores lhe ajudarão a fazer a melhor escolha de acordo com o seu estilo e necessidede.

 Ótima semana para você e não esqueça do seu óculos de sol!

Atual Óptica!




Por
21/12/2014

Oferecemos qualidade, estilo e atendimento personalizado para ajudar-lhe a escolher as lentes e armações que precisa.


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!